Desde o dia 22 de agosto, os curitibanos já podem solicitar a segunda via da carteira de identidade pela internet no site do IIPR (Instituto de Identificação do Paraná). O documento é expedido após a confirmação do pagamento da taxa (RS 26,63) e enviado ao posto da rua José Loureiro em três dias úteis.

O projeto piloto lançado pela Polícia Civil do Estado em parceria com a Celepar é inédito no país, de acordo com o delegado-geral Júlio Cezar dos Reis. A 2ª via rápida da identidade pode ser solicitada por quem fez o RG a partir de abril de 2013, quando a biometria começou a ser utilizada para a confecção do documento. O próprio sistema vai identificar se o cidadão está apto ou não para utilizar o serviço.

Além de capital, Cascavel também já oferece o serviço e em breve serão mais 20 municípios, incluindo Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá. “Em até 30 dias vamos colocar nas demais SRIs [Seções Regionais de Identificação]. Por enquanto nós só podemos instalar nas cidades onde o sistema é totalmente informatizado – com scanner de dedo e sem tinta – e na medida em que outras cidades sejam informatizadas, a segunda via rápida do RG poderá ser ofertada também”, declarou o vice-diretor do IIPR, Maurício Jorge Lopes. Para o interior o RG será enviado em até sete dias.

Segundo o IIPR, mais de dois milhões de pessoas já se encontram com os requisitos para aderir ao serviço. A entrega do documento será feita por reconhecimento biométrico no posto escolhido. Documentos solicitados para menores de idade serão entregues aos pais ou representante legal, mediante documentação.


Fonte: Jornal Metro Curitiba.